21 maio 2007

Receita de leitura

Gosto de Ti. R.
Dose de amostra:
Era o romance que lhe emprestara. Só que… Outra vez um papel a espreitar por entre as páginas de um livro?! Bem, bilhetinho, desta vez, não era certamente. Tranquilamente, abri-o e… nem queria acreditar! Era outro bilhetinho quase igual ao anterior, só tinha a mais os quadradinhos que talvez faltassem no quebra-cabeças. Num entusiasmo, juntei-os aos outros. Parecia um passarinho… Fazia lembrar, fazia lembrar o canário que eu desenhara um dia para o Filipe, mas esse era o Carinho! Como era possível?! Seria que o quebra-cabeças quereria dizer: «Com carinho. R»? Afogueada, com o coração tonto de bater tanto e ainda sem acreditar… Além da minha mãe e do Filipe só o... (Excerto retirado de Gosto de Ti. R., de Graça Gonçalves, Edinter, Lisboa, 1992.)

Composição:
Gosto de Ti. R. é o título desta história de Graça Gonçalves, cuja intriga desde cedo nos prende e surpreende. Afinal, independentemente da idade, todos gostamos de ouvir «Gosto… gosto de… gosto de ti.»

Indicações:
Este livro é, sobretudo, indicado para jovens curiosos que, ante uma pergunta, um problema, um desafio, persistem na procura da solução. Contudo, Gosto de Ti. R. poderá também ser prescrito àqueles que gostem de escrevinhar em pequenos pedaços de papel (vulgo «bilhetinho»).

Precauções:
Sendo esta uma história em que se vive o desabrochar de diversas emoções, recomenda-se a partilha desta experiência de leitura com aqueles que lhe são mais próximos (amigos, familiares, etc.); a inexistência de partilha é extremamente prejudicial à saúde de qualquer leitor.

Posologia:
Recomenda-se, no mínimo, a leitura de dois capítulos por dia. No entanto, se tiver uma crise aguda de leitura, aconselha-se a leitura completa do livro o quanto antes (se sentir necessidade, pare de ler para comer e dormir). No verso deste folheto encontrará uma amostra de leitura, mas poderá ter acesso à dose completa numa livraria ou numa biblioteca perto de si.

Outras apresentações:
Se a leitura deste livro (ou da dose de amostra) foi agradável, também gostará dos seguintes títulos: Diário de Sofia & Companhia (aos 15 anos), de Luísa Ducla Soares e Diário Secreto de Camila, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

2 comentários:

Jack Duarte disse...

GOSTEI... deste comprimido literário! Produz efeitos sobre a alma.
Até Quinta!

Anónimo disse...

Só falta o resumo do livro...