20 maio 2007

Receita de leitura

Ulisses

Dose de amostra:
Tão grandes foram essas suas aventuras e desventuras, que ele teve de as continuar vivendo dentro de si próprio, contente por assim ir navegando na grande e inesperada aventura de se sentir finalmente feliz. (MENÉRES, Maria Alberta, Ulisses, 32.ª edição, Edições Asa, 2006).

Composição:
Ulisses, da autoria de Maria Alberta Menéres, é especialmente indicado para jovens adolescentes que partilhem o espírito de aventura e façam deste o cerne das suas vidas. Quando alguém se sentir deprimido, inspire-se no herói das «mil façanhas», Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos. Neste sentido, este livro será uma receita, também, para os adultos, de forma a que, verdadeiramente, (re)conheçam o valor da vida e da luta pelos próprios ideais.

Indicações:
Quem deseja ansiosamente a felicidade terá de, a cada segundo que passa, lutar por ela, pois nunca se deve esperar que esta «nos bata à porta». Trata-se de uma viagem duradoira, mas talvez frutífera…

Precauções:

Não é recomendável aos leitores que sofram de ansiedade. É benéfico ler calmamente o livro até ao final e recomendá-lo a toda a família. Trata-se de uma leitura deliciosa que, aliada a espantosas ilustrações, será o remédio para alterar os estados de espírito mais depressivos.

Posologia:
É conveniente dedicar um fim-de-semana à leitura deste livro. Se se preferir, até porque se trata de um livro de leitura rápida, poder-se-á lê-lo de uma só vez. Encontrá-lo-á em qualquer livraria.

Outras apresentações:
As pessoas que lerem este livro certamente gostarão de outros da mesma autora: À Beira do Lago dos Encantos, O poeta faz-se aos 10 anos, Histórias de tempo vai tempo vem, Figuras figuronas, A chave verde ou os meus irmãos, Aventuras da Engrácia, O ouriço-cacheiro espreitou 3 vezes, entre outros.