14 junho 2007

Ainda uma nova Receita...


Dose de amostra
As Lições dos Mestres , de George Steiner

«A necessidade de transmitir conhecimentos e competências, e o desejo de os adquirir, são constantes da natureza humana. Mestres e discípulos, ensino e aprendizagem, deverão continuar a existir enquanto existirem sociedades. A vida tal como a conhecemos não poderia passar sem eles. Contudo, há mudanças importantes em curso […] A computação, a teoria da informação e o acesso à mesma, a ubiquidade da Internet e da rede global, envolvem muito mais do que uma revolução tecnológica. Implicam transformações de consciência, de hábitos de percepção e de expressão […] O impacto sobre o processo de aprendizagem é já capital […] [Contudo] a aura carismática do professor inspirado, o romance da persona no acto pedagógico, perdurarão certamente […] a sede de conhecimento, a necessidade profunda de compreender, que estão inscritas no melhor dos homens e das mulheres. Tal como a vocação do professor. Não há ofício mais privilegiado.» (destaque meu).

Receitas de Leitura

Composição

“As Lições dos Mestres”, de George Steiner, reúne as conferências que este professor realizou na Universidade de Harvard, no ano lectivo de 2001/ 2002, sob o título sugestivo de “As Lições dos Mestres” (Gradiva, 2005; Lessons of the Masters, no original). Combina em doses exactas uma reflexão, cheia de referências, sobre a complexa relação entre mestres e discípulos desde a antiguidade até aos nossos dias.
Este livro combina três perigosíssimos princípios activos: «Despertar noutro ser humano poderes e sonhos além dos seus; induzir nos outros um amor por aquilo que amamos; fazer do seu presente interior o seu futuro: eis uma tripla aventura como nenhuma outra.»

Indicações

Este livro é em si mesmo uma lição magistral sobre a relação entre o feiticeiro e o aprendiz. É especialmente indicado para todos aqueles que enveredaram pelo ofício, privilegiado, de professor e que mesmo que tenham encontrado, como dizia Carlos Drummond de Andrade, “uma pedra no meio do caminho”, continuaram o seu trilho por acreditarem nessa relação pessoal, complexa, entre discípulo e mestre que é a do acto educativo.

Precauções

Este autor, pela escrita simples, mas apaixonada, pode criar dependência. Recomendamos que para mitigar este sintoma se desfrute a leitura de uma forma partilhada, de preferência com os colegas da profissão (os mais especiais). Esta última recomendação pode vir a ser muito benéfica.

Posologia

É conveniente dedicar todos os dias um pouquito a esta leitura. Pode ler-se no semáforo vermelho, no quarto à meia-luz ou noutros espaços, a qualquer hora e em qualquer posição.

Outras Apresentações

Todas as pessoas que leram este livro, e se deixaram seduzir, também se aconselha este:
- Do mesmo autor: Paixão Intacta.

Sem comentários: