11 julho 2007

PLANIFICAR UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DE LEITORES

Perfil 2:
- Aluna com 13 anos (sexo feminino);
- Gosta de aventuras e interessa-se por problemas sociais;
- É leitora, mas tem um aproveitamento escolar negativo

Confrontada com este perfil de aluno, lembrei-me, desde logo, da Joana, aluna que estava a repetir o sétimo ano e que integrava uma turma de dezanove alunos, dos quais doze eram repetentes, que tinham, pelo menos, mais uma retenção no 1º Ciclo ou no 2º Ciclo. Além disso, e mercê de uma situação familiar complicada, era acompanhada pelo Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
No entanto, convém, referir que, na primeira aula do início do ano lectivo, quando falei com os alunos desta turma acerca dos seus interesses e expectativas, todos me disseram que pretendiam trabalhar e empenhar-se para passar de ano, ainda que, maioritariamente, tenham dito que para já perspectivavam concluir o nono ano e depois logo se via, talvez frequentar um curso profissional.
É também de acrescentar que apontavam como grande causa do seu insucesso escolar a falta de hábitos de trabalho e de estudo, mas colaboravam de forma satisfatória nas actividades propostas em aula.
Assim, e após esta breve introdução, o trabalho que a seguir se apresenta baseia-se na convicção de que é possível melhorar o aproveitamento da Joana, e consequentemente o seu sucesso escolar, tentando “rentabilizar” o facto de ser leitora e se encontrar empenhada socialmente. Então:



Tipo (s) de texto (s): Livros de temáticas diversificadas; Histórias tradicionais.


Estratégias de leitura: Projecto individual de leitura; leitura silenciosa; leitura em voz alta ou dialogada feita pela aluna, individualmente ou em grupo, após preparação.


Público-alvo: Colegas da turma e, eventualmente, de outras turmas da escola do sétimo, da mesma idade, do sexo masculino e feminino ou ainda do ensino pré-primário ou do 1º ciclo de escolas do agrupamento.


Recursos materiais: Livros da aluna ou da biblioteca (escolar ou municipal); histórias tradicionais recolhidas pela aluna ou propostas pela professora da disciplina de Língua Portuguesa.
Recursos humanos: Professores de Língua Portuguesa e de Estudo Acompanhado; bibliotecários, colegas de turma e colegas de escola do mesmo nível de ensino ou do pré-primário/1º Ciclo.



Calendarização: 1º período.


Actividades: Nas aulas inicias, é proposta a construção de um projecto individual de leitura ao desenvolver ao longo do ano lectivo. Para tal, neste primeiro período, é necessário respeitar o seguinte: ler um livro escolhido pelo aluno e apresentar uma resposta de leitura à obra lida – ficha de leitura, a apresentar oralmente à turma e por escrito à professora, em data a definir.
Para ajudar na selecção da obra a ler, apresentar-se-á uma listas de livros de temas diversificados e de acordo com o recomendando para este nível de ensino e levar-se-ão os alunos à biblioteca (escolar ou municipal) proporcionando-lhe uma escolha consciente. A partir daí, os alunos iniciam a leitura silenciosa do livro escolhido, utilizando momentos da aula de Estudo Acompanhado. Terminada a leitura, farão a respectivas respostas de leitura com recurso às novas tecnologias de informação.
No âmbito do estudo das histórias tradicionais, será pedido um trabalho individual ou de grupo de leitura dramatizada (ou mesmo de reconto oral); após preparação e se possível em trabalho multidisplinar( Estudo Acompanhado; Música…), a apresentar aos colegas da turma e, eventualmente, de outras turmas da escola do sétimo, da mesma idade, do sexo masculino e feminino ou ainda do ensino pré-primário ou do 1º ciclo de escolas do agrupamento.



Resultados esperados: Promover/alimentar o gosto pela leitura, incentivar diferentes práticas de leitura e desenvolver o sentido de responsabilidade levando a Joana a conseguir um aproveitamento escolar positivo no final do primeiro período.

Sem comentários: